Para uma boa comunicação no grupo de jovens


Facilitam a comunicação
Jorge Boran

  1. O círculo deverá ser mantido em qualquer reunião. No círculo não há destaque nem dominação.
  2. Quando estiver em grupo, procure ficar sempre perto dos menos conhecidos. Procure conhecer todos e dê aos outros a chance de conhecê-lo. Não forme subgrupos.
  3. Olhe para quem fala. Ouça. Não fale baixinho com o companheiro ao lado. Valorize toda e qualquer contribuição, especialmente se emitida por tímidos. Quem entro no time deve jogar. Receba a bola.
  4. Na discussão, evite dizer “não concordo”, pois isso cria barreiras. Quando alguém disser algo com que você concorda, faça um sinal de concordância. O elogio estimula a criar maior união.
  5. Para incentivar a discussão proponha uma afirmação contrária, discorde. Exija provas.
  6. Se a reunião vai mal, proponha uma parada para examinar o que está atrapalhando. Não deixe para falar ou para criticar depois da reunião. Seja leal e autêntico.
  1. Quem não sabe o assunto é extremamente necessário ao grupo. Faz perguntas. Todo grupo deveria ter alguém que não entendesse do tema tratado. Não é vergonha não saber.
  2. Procure elogiar o que for elogiável em cada um. As pessoas crescem quando estimuladas no que têm de positivo.
  3. Ao intervir, refira-se a alguma afirmação anterior, mesmo que seja para discordar. Comprometa-se a encadear a discussão. Não dê saltos de canguru. Opere em conjunto. Uma discussão é uma operação mental em conjunto.
  4. O papel do coordenador será de fundamental importância quando se trata de um grupo novo. Um grupo maduro, porém, depende cada vez menos do coordenador, na medida em que todos vão assumindo responsabilidades no grupo. Um coordenador que centraliza tudo cria dependência e não desperta lideranças.
Passe a palavra a todos. Preocupe-se com o conjunto. Cada um deve imaginar-se como coordenador. A discussão é como um jogo de futebol.
  1. Quando a discussão estiver muito teórica, pergunte se HÁ FATOS que comprovem as afirmativas. Fatos dão objetividade à discussão. EXIJA FATOS e mais fatos (método indutivo).
  2.  Não se preocupe com o êxito do que vai falar. Não se justifique. Seja você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário